A Melhor Carreira de Concursos Públicos! Se você está iniciando sua trajetória como concurseiro agora, escolher a carreira para a qual você pretende se dedicar é essencial para direcionar e otimizar os seus estudos.
Como escolher para qual estudar?
Afinal, diferentes tipos de concursos públicos possuem conteúdos programáticos bem particulares que podem afetar mesmo as disciplinas consideradas como básicas.
A carreira pública apresenta uma ampla gama de carreiras e cargos: mas o que fazer quando você está perdido sobre para qual tipo de concurso público estudar?
Conheça um pouco mais sobre as carreiras
Essencialmente existem cerca de 10 principais carreiras gerais no setor público.
Conhecer detalhes sobre cada uma delas é um dos primeiros passos para começar uma preparação de sucesso.
Afinal, quanto mais “especializado” o concurseiro for, melhores serão os resultados!
Navegue pelo índice abaixo para conferir os tipos de concurso público:
1. Carreira Administrativa
2. Carreira Bancária
3. Carreira de Tribunais
4. Carreira Jurídica
5. Carreira de Controle
6. Carreira Fiscal
7. Carreira de Educação
8. Carreira de Saúde
1. Carreira Administrativa
A carreira administrativa é muito procurada devido ao elevado número e variedade de vagas, que contemplam desde o ensino fundamental até o superior. Ainda é possível encontrar oportunidades em esferas municipais, estaduais e federais.
Um servidor público envolvido na carreira de administração pode auxiliar/atuar em processos de logística, consultoria, finanças, marketing, gestão de pessoas ou vendas. Ou seja, cuida de processos essenciais para o funcionamento dos órgãos do setor público.
Os principais cargos são auxiliar administrativo, técnico administrativo e analista administrativo.
Muitas pessoas decidem ingressar na carreira administrativa como um “concurso escada”, ou seja, uma oportunidade de atuação no setor público que permitirá que você se prepare para outras seleções, garantindo segurança financeira e estabilidade.
Contudo, algumas pessoas realmente são apaixonadas pelos processos gerais de administração de uma corporação, podendo se identificar muito com a carreira.
Disciplinas básicas para a carreira administrativa
- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Ética;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo.
- Conhecimentos específicos para a carreira administrativa
- Noções de Arquivologia;
- Conceitos de Administração: pública, geral;
- Planejamento Estratégico;
2. Carreira Bancária
A carreira bancária também se destaca como porta de entrada para concurseiros iniciantes. Afinal, é muito comum que as seleções ofertem cargos para o nível médio como técnico bancário e escriturário.
Servidores inseridos nessa área atuarão essencialmente com noções de economia ou administração.
Além das altas remunerações, a carreira bancária também costuma apresentar um horário de trabalho reduzido, que costuma ficar em torno das 6 horas diárias.
Dentre algumas das principais seleções desse tipo de concurso público, podemos citar: Concurso Banco do Brasil, BACEN, BRB, Caixa Econômica Federal, BMG e Sicredi.
Conhecimentos básicos para carreiras bancárias
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico e Matemático (RLM)
- Matemática e/ ou Matemática Financeira
- Noções de informática
- Atualidades do Mercado Financeiro
- Língua Inglesa (cobrada em alguns concursos bancários, como Concurso Banco do Brasil
- Conhecimentos específicos para carreiras bancárias
- Conhecimentos bancários
- Vendas e Negociação
- Legislação específica
- Tecnologia da informação
3. Carreira de Tribunais
Sugerido Para o Trabalhador Multiplicar Suas Economias Uma Tendência de Mercado que Cresce Diariamente, Sugerido Para o Trabalhador que quer se Livrar da CLT
Os Tribunais englobam diversas áreas, o que pode ser muito benéfico para os concurseiros. Assim, apresentam uma série de cargos em atribuições que podem ser administrativas ou judiciárias, por exemplo.
Pessoas interessadas nessa carreira buscam se integrar à rotina dos tribunais do país, geralmente associadas a excelentes remunerações e diversidade de atribuições.
Assim, é possível conquistar uma oportunidade em: Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais. As seleções podem ser de nível médio ou superior.
Matérias básicas para a Carreira de Tribunais
- Língua Portuguesa;
- Direito Constitucional e Administrativo;
- Raciocínio Lógico
- Processo Civil e Penal
4. Carreira Jurídica
A carreira jurídica é voltada para os profissionais que conquistaram a graduação em direito e inclui cargos como Procurador, Defensor, Promotor, Delegado e Juiz.
As oportunidades de atuação, também, englobam esferas municipais, estaduais e federais.
O profissional inserido na carreira jurídica poderá trabalhar tanto no exercício da advocacia quanto em atividades de consultoria.
Ademais, no cargo de Delegado existe a relação direta com o setor policial, ficando em cargo de casos criminais.
As altas remunerações e benefícios da carreira jurídica costumam chamar atenção, além do alto nível de reconhecimento profissional.
Além da maioria dos cargos públicos dessa carreira requisitarem aprovação e inscrição na OAB, também é comum que se exija comprovação de 2 a 3 anos de atividade jurídica.
Conhecimentos específicos para a Carreira Jurídica
É muito comum que cargos de carreira jurídica não apresentem uma coluna mais geral de conhecimentos, abordando mais diretamente as diferentes áreas do Direito.
Assim, nesses assuntos, prepare-se para ser cobrado em lei seca (literalidade da lei) jurisprudência e doutrina.
5. Carreira de Controle
De modo geral, a Carreira de Controle costuma integrar a gama de carreiras para concurseiros mais experientes. Isso porque o nível das provas costuma ser maior, oferecendo oportunidades de nível superior para os cargos de Auditor de Controle Externo e Interno.
Essa carreira é conhecida pelas excelentes remunerações, que podem ultrapassar facilmente a faixa dos 10 mil reais mensais.
Servidores nessa área podem encontrar seleções no Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunais de Contas Estaduais, Secretaria do Tesouro Nacional ou em órgãos municipais.
As atividades estão focadas na fiscalização para garantir a aplicação eficiente de recursos da Administração Pública. Exatamente por isso, é uma função intimamente ligada ao combate contra a corrupção.
Conhecimentos básicos para a Carreira de Controle
- Língua Portuguesa
- Noções de Contabilidade e Administração
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Informática
- Conhecimentos específicos para a Carreira de Controle
- Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
- Controle Externo
- Auditoria Governamental.
6. Carreira Fiscal
A Carreira Fiscal é muito similar à de controle, sendo também uma das maiores áreas de combate à corrupção no setor público. Porém, o foco dos servidores dessa área está essencialmente na correta fiscalização dos tributos arrecadados e análise da contabilidade das corporações.
Há certames para todos os âmbitos: federal, estadual e municipal. Um dos cargos mais almejados por concurseiros dessa área é o de Auditor Fiscal da Receita Federal, que possui remuneração em torno de R$ 23 mil reais mensais.
Contudo, existem outras oportunidades de atuação na área, como:
- Inspetor Fiscal;
- Auditor Controle Externo e Interno
- Auditor Fiscal do Trabalho;
- Agente fiscal de rendas.
Para prestar concursos da área fiscal, geralmente não é exigida uma formação específica, permitindo que profissionais de diversas áreas se dediquem à essa área.
Matérias Básicas para a Carreira Fiscal
Assim como acontece com a Carreira de Controle, a Carreira Fiscal é marcada por uma grande quantidade conteúdos de alta complexidade, o que exige do concurseiro mais dedicação na hora de conduzir os estudos.
O professor Alexandre Meirelles apontou 6 disciplinas essenciais para dominar na busca de um cargo na carreira fiscal.
São elas:
- Língua Portuguesa
- Contabilidade Geral
- Matemática e/ou Raciocínio Lógico
- Direito Tributário
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
7. Carreira de Educação
A Carreira de Educação envolve tanto cargos de Diretoria e Coordenação Pedagógica, até os professores envolvidos no ensino regular, lidando diretamente com alunos do nível infantil, fundamental e médio.
Além disso, também há a possibilidade de trabalhar na área de suporte e assistência, atuando como agentes ou inspetor escolar.
O servidor público inserido na carreira da educação está constantemente envolvido no universo escolar, lidando com alunos e famílias.
O piso salarial se inicia em R$ 3.845,63, de acordo com art. 2º da Lei 11.738, de 16/07/2008. Apesar do valor modesto, o servidor poderá desfrutar de uma série de oportunidades de crescimento profissional e progressão de carreira.
Conhecimentos Básicos para a Carreira de Educação
- Língua Portuguesa
- Noções de Direito Administrativo e Constitucional
- Informática
- Matemática e RLM
- Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês)
- Noções de Administração Pública
- Conhecimentos Específicos para a Carreira de Educação
- Tendências, Avaliação e Planejamento Didático
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
- Aspectos Filosóficos e Sociológicos da Educação
- LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e Plano Nacional de Educação
- Projeto Político Pedagógico
8. Carreira de Saúde
A Carreira de Saúde é essencial para o bem estar da sociedade. Inseridos nela estão uma série de profissionais, não apenas formados em medicina. Também estão os farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, odontologistas e muitas outras áreas.
Os concursos da carreira de saúde são diversos e cada vez mais relevantes, especialmente em tempos de pandemia. Profissionais podem trabalhar tanto no atendimento emergencial, como na formulação de medidas para aprimorar as políticas de atenção primária em comunidades e famílias.
Conhecimentos básicos para a carreira de saúde
- Língua Portuguesa
- Legislação do SUS
- Raciocínio Lógico (RLM)
- Noções de Informática
- Ética no Serviço Público
- Conhecimentos específicos para a carreira de saúde
Como é uma carreira ampla, os conhecimentos específicos irão variar significativamente de acordo com cada edital e especialidade.
9. Carreiras Militares
Estão contidas em seleções para as Forças Armadas, isto é: Exército, Marinha e Aeronáutica. As Carreiras Militares atuam para garantir a soberania da lei, o cumprimento da lei e a proteção dos direitos dos cidadãos.
No quesito de seleção, as carreiras militares apresentam um número maior de restrições, geralmente apresentando limitações de idade, altura e especificações sobre tatuagens.
Em alguns casos também não é possível ingressar caso você já tenha estabelecido família. Isso porque grande parte das seleções apresenta Curso de Formação, que exige dedicação integral.
As oportunidades na carreira militar incluem os níveis médio e superior de atuação. Vale lembrar que o TAF é uma exigência e que a sua preparação deve ser iniciada o mais rápido possível para garantir bons resultados.
Conhecimentos básicos para carreiras militares
- Língua Portuguesa e Redação;
- Matemática e Raciocínio Lógico;
- História e Geografia Geral e do Brasil;
Conhecimentos específicos para carreiras militares
- Poderão variar de cargo para cargo. Para oficiais que atuam com comunicação, por exemplo, poderão ser cobrados conhecimentos específicos da área da vaga
- Legislação Estadual
- Legislação da corporação
10. Carreiras Policiais
O ingresso na carreira policial poderá ocorrer em uma das 5 corporações policiais do país, sendo elas: Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Polícia Legislativa.
Outras seleções mais específicas como aquelas para DEPEN e ABIN também acabam sendo incluídas nessa categoria.
O servidor inserido nas carreiras policiais trabalha diariamente para assegurar a segurança pública. O cargo se destaca pelas altas remunerações, planos de aposentadoria especiais e planos de carreira; além da estabilidade comum aos servidores públicos.
Assim como acontece nas carreiras militares, a maioria dos cargos policiais também costumam exigir preparo físico.
Alguns cargos são: investigador, inspetor, escrivão, papiloscopista, perito e agente. O cargo de Delegado costuma ser enquadrado na carreira jurídica, mas também pertence à carreira policial.
Matérias básicas para carreiras policiais
- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Constitucional;
- Legislação Especial.
- Matérias específicas para carreiras policiais
As matérias específicas irão variar de acordo com cargo e instituição para a qual você pretende prestar o certame.
Podemos, por exemplo, citar os seguintes conhecimentos específicos para órgãos determinados:
Polícia Rodoviária Federal: forte cobrança da Legislação Rodoviária/ Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
PCDF e Polícia Federal: contemplam um considerável número de questões para a matéria de contabilidade;
DEPEN: aborda especificamente questões sobre Legislação de Execução Penal.