Essa nova forma de trabalhar vai facilitar sua vida. Se você está cansado de sair para trabalhar todos os dias, ir e vir, pegar ônibus, enfrentar um transito terrível, horas e horas de lentidão, semáforo que demora, engarrafamento e ainda alguns contratempos inesperados que podem ocorrer. Tenho uma boa noticia para você.
A reforma trabalhista que ultimamente vem sendo uma polêmica, nos traz uma legalização que vai facilitar a vida de muitos profissionais. É o serviço chamado home office ou no português mesmo Escritório em Casa.
O Que Está Previsto na Reforma Trabalhista Sobre Home Office
A regulamentação do trabalho remoto está previsto na reforma trabalhista, quando será acordado entre empregado e patrão as medidas para o funcionário desempenhar o serviço de sua casa.
Fica acertado também dia e hora que o funcionário deverá comparecer a empresa.
Quanto o custo para montar o serviço na casa do funcionário fica a cargo do empregador, como mobília, energia, internet, e tudo que a necessidade para desenvolver o trabalho.
Hoje não tem uma legislação especifica para esse tipo de trabalho home office. Mas a justiça do trabalho já tinha um parecer confirmando o que diz o artigo 6° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
- Art. 6º Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.
Parágrafo único. Os meios telemáticos e informatizados de comandos, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.
Conheça Algumas Empresas Pioneiras no Home Office no Brasil
Home Office é um tipo de serviço que já vem sendo realizado em muitas empresas aqui no Brasil, como exemplos temos:
- Ticket Serviços que desde de 2000 inovou, aproveitando a tecnologia e para não perder para concorrência apostou no trabalho em casa, não deu outra, aumentou a lucratividade em 40% e redução de custos por volta de 3,5 milhões por mês. E agora trabalhando com apenas 150 funcionários que recebem todo a estrutura em casa para desenvolver seu trabalho.
- 3M que tem toda sua equipe de vendas trabalhando remoto. Periodicamente os funcionários devem apresentar seus resultados assim como receber novos equipamentos para suporte no seu trabalho.
- AES Brasil Investiu pesado na nova mudança e diz que não foi fácil mudar a cultura dos gestores em prol do serviço remoto. A empresa mudou de sede e obrigou a empresa a reduzir 20% por cento dos posto de trabalho. E antes de lançar a politica do trabalho remoto, todos foram treinados para manter a prática saudável dentro da empresa.
Com esse tipo de serviços as empresas ganham também como vimos a redução de custos nos exemplos acima, mas a politica de serviços devem ficar muito bem clara para que o serviço home office não cause impasse entre empresa e funcionário.
A reforma trabalhista vem em boa hora para regulamentar o trabalho em casa, tendo em vista a evolução da tecnologia facilitando a vida de todo mundo. Pelo menos agora temos uma legislação com definição clara o que compete trabalhador e empregador.
Complementando esse assunto home office, veja logo abaixo algumas vantagens e desvantagens, não só para quem trabalha de empregado, mas para quem pretende montar seu próprio negócio, ser independente como um profissional liberal ou empresário. 🙂
Vantagens e Desvantagens do Home Office
A montagem de um escritório doméstico oferece outras vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas criteriosamente, dos pontos de vista familiar, profissional e empresarial.
O principal atrativo do home office é a realização do sonho de ser o seu próprio patrão. É gratificante do ponto de vista pessoal e vantajoso economicamente, mas apresenta algumas desvantagens, que podem ser minimizadas com a realização de um bom planejamento.
Vantagens pessoais e familiares:
- proximidade da família;
- maior independência;
- redução do estresse decorrente do trânsito;
- alimentação mais saudável;
- incorporação da família à atividade;
- mais qualidade de vida.
Desvantagens pessoais e familiares:
- perda da privacidade pessoal;
- possibilidade de excesso de carga de trabalho;
- indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina;
- tendência ao isolamento social (para quem mora só).
Vantagens profissionais:
- maior liberdade profissional;
- privacidade, desde que planejada;
- redução de custos (aluguel, transporte, refeição e infra-estrutura básica);
- facilidade de obtenção de franquias que não exigem pontos comerciais;
- definição do próprio horário de trabalho;
- planejamento dos próprios rendimentos;
- rendimentos superiores aos níveis convencionais de mercado;
- auto-gerenciamento profissional.
Desvantagens profissionais:
- falta de atualização profissional em processos gerenciais;
- ambiente de trabalho confinado (anti-social).
Vantagens empresariais:
- economia com empregados e encargos sociais;
- facilidades de mudança do ramo de atividade, em caso de insucesso;
- oferecimento de produtos e serviços melhores, com custos menores;
- vantagens fiscais para as microempresas, como a dispensa do IR;
- otimização de atividades;
- atendimento ao cliente 24 horas por dia;
- reforço à terceirização e à profissionalização de serviços.
Desvantagens empresariais:
- difícil sucessão, em caso de necessidade de transição;
- interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais;
- preconceito no mercado formal, em caso de empresa não registrada;
- dificuldades de obtenção de créditos, em caso de empresa informal.
Então foi bom pra você esse post? 🙂
Já Pensou Ter Seus Direitos Garantidos Trabalhando em Casa.
Participe, faça um comentário ou só compartilhe. 🙂
Leia Também: